Vai viajar e não tem com quem deixar seu bichinho de estimação?
Trabalha o dia todo e não tem quem cuide e dê carinho para o seu animalzinho?
A Lat & Mia - pet sitter faz isso pra você!
Cuidamos de um ou mais animais em sua própria residência enquanto seu dono precisa se ausentar.
Ligue e agende um horário, a Lat & Mia vai até você!

Contato: (51) 9898.1189 - Josi

E-mail: latemiapetsitter@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/latmiapetsitter

Curta a nossa página no facebook e receba informações interessantes sobre esses peludinhos.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Elas também precisam de muito carinho e cuidados!


Cuidados com gatas e cadelas prenhes

Equipamentos de ultrassom, suplementos alimentares, cosméticos e enxoval garantem uma gravidez mais segura e tranquila para as mamães de quatro patas.


No próximo dia 13 de maio é celebrado o Dia das Mães, e no que depender dos animais de estimação, a data também merece atenção. A gravidez de cães e gatos é um assunto bastante delicado e requer uma série de cuidados. Não é à toa que já existem no mercado pet produtos e serviços que garantem mais segurança e tranquilidade para o momento. Segundo a veterinária Vanessa da Silva Lopes, responsável técnica do Laboratório Mundo Animal, a fêmea deve ser sempre acompanhada por um veterinário durante a gestação, de forma semelhante a um pré-natal. “Dependendo da espécie esse acompanhamento deve ser, pelo menos, a cada duas semanas”.
A profissional explica que a gestação das gatas é de aproximadamente 65 dias enquanto a das cadelas dura 60 dias. Já o número de filhotes varia de acordo com o tamanho da fêmea, número de cópulas e de quantos machos a fêmea teve contato. Para os que desejam ter mais segurança e acompanhar de perto a formação dos filhotes, a indústria pet já disponibiliza equipamentos que identificam por meio de ultrassom o estado físico dos filhotes. A veterinária ressalta, no entanto, que para garantir a saúde dos bebês, é importante redobrar os cuidados com as mamães.
Para Dra. Vanessa, durante a gestação, a alimentação é ainda mais importante, uma vez que a fêmea automaticamente passa a nutrir seus filhotes dentro de seu útero. “A vacinação e vermifugação são fundamentais, mas são processos que já têm que estar na rotina do animal, então, é a alimentação que merece uma maior atenção”, justifica. Como não há rações desenvolvidas especialmente para fêmeas em período de gestação, a veterinária recomenda que sejam oferecidas rações super premium para filhotes, pois são mais completas e balanceadas.
Outro ponto importante é investir em suplementos ricos em minerais como o cálcio e o fósforo para evitar um quadro de Eclampsia. Também conhecida como “febre do leite”, a doença é causada pelo baixo teor dos elementos no sangue e pode levar até mesmo à morte. “O problema surge de uma insuficiência ou descontrole do cálcio e fósforo no organismo, causando espasmos e respiração ofegante, principalmente em fêmeas de grandes ninhadas”, explica. Segundo a Dra. Vanessa, a fêmea necessita de grandes quantidades destes minerais durante a gravidez e aleitação, mas ressalta que apenas um veterinário deve prescrever os produtos.

Cuidados no pós-parto

Caso o parto seja natural e ocorra em casa, é importante que a fêmea disponha de um local tranquilo, confortável e limpo. Para seu maior conforto, algumas marcas disponibilizam no mercado enxovais completos, que incluem cama, edredom, caixa de transporte macia para consultas veterinárias e até mesmo camisolas. Feitas de tecido leve e antialérgico, as peças promovem mais tranquilidade durante e depois do parto.
Segundo a veterinária, além do local estar sempre limpo, o dono deve cuidar da limpeza da fêmea, principalmente após as mamadas. “Recomendo banhos quinzenais, e para os dias intermediários, já existem cosméticos naturais que higienizam e inibem os odores sem a necessidade de água”. É importante também que os produtos utilizados sejam sempre neutros e hipoalergênicos, pois tanto as fêmeas quanto os filhotes estarão mais sensíveis no período.
Para finalizar, a veterinária alerta para dois problemas de saúde bastante comuns e que podem ser evitados. Após o parto, não são raros quadros de estresse pós-desmame, desequilibrando a flora intestinal do filhote devido à troca do leite materno por ração para filhotes. Nesse sentido, alguns suplementos receitados por um veterinário auxiliam a recompor a flora intestinal benéfica do animal. Além da suplementação, é importante também o uso de antiparasitas, contanto que sejam específicos para gestantes. “Há alguns tipos de endoparasitas que podem ser transmissíveis via leite, ou seja, ao proteger a mãe, também estaremos protegendo os filhotes”.

Produtos e serviços indicados para fêmeas gestantes

Good Care Banho a Seco Mundo Animal
O cosmético é 100% natural e é ideal para higienizar e eliminar odores das fêmeas que acabaram de dar à luz. O cosmético é à base do ativo Deoplex Clear®, produzido a partir do fermentado de levedura, que limpa e neutraliza maus odores ao mesmo tempo em que retira e previne a formação dos nós.

Mectal filhotes Mundo Animal
Vermífugo para filhotes com ampla margem de segurança, podendo ser utilizado também em fêmeas em qualquer fase da gestação ou lactação.

Pbiotics
Pbiotics é um aditivo probiótico indicado para recompor a flora intestinal benéfica do animal, excluindo as bactérias patogências por um processo de exclusão competitiva. Indicado para auxiliar cães e gatos no estresse pós-desmame.




Aparelho de ultrassom portátil MyLabOneVET
O MyLabOneVET, da Esaote Healthcare do Brasil, é um equipamento de ultrassom portátil que conta com software exclusivo e auto-explicativo, projetado para ser levado direto ao local de atendimento. O equipamento pode ser fixado ao braço do veterinário ergonomicamente e possui bateria com duração de uma hora trinta minutos, o que o torna ideal para situações de emergência e cuidados intensivos.

Bolsa de Transporte Beauty, da Ferplast
Bolsa de nylon para o transporte de cães e gatos pequenos. Possui duas opções de alça e amplas aberturas laterais e frontais, possibilitando a ventilação interna. Disponível nas versões pequena (Beauty Small) e média (Beauty Medium).


Roupinhas
A Bichinho Chic investe em peças que são muito macias, confortáveis e confeccionadas em tecidos anti-alérgicos para evitar alergias. As roupas foram pensadas de forma que as cadelas tenham sua totalidade liberdade de movimentos e que deixem a barriguinha bem a vontade, preferencialmente solta. Para tanto, as peças são sem fechos ou apertos.
O enxoval da Bichinho Chic contém Bolsa Transporte Baby macia para facilitar as consultas veterinárias antes e após o parto, Cama Baby, Edredom Baby, Sleep Bag , Manta Soft , Conjunto Bebê e Camisolinha/ Pijaminha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário